SIG Talk banner

Então, o que um Círculo P deveria significar se uma marca de prova não fosse necessária?

324 views 10 replies 6 participants last post by  MacGyver  
#1 · (Edited)
Image

Image

Image

Image

Image

Image

Acabei de pegar uma SigPro SP2009 antiga na GB - longa história, mas eles me deixaram transferir meu parcelamento para uma P38 depois que fui demitido do meu emprego recentemente, menos a taxa de relistagem. Isso me deixou com o suficiente para conseguir esta arma em particular.
Então é uma SP2009 com uma empunhadura a laser Crimson Trace. Veio com três carregadores Clintonista de 10 tiros, nenhum dos quais parecia ter muito desgaste. O cano, por outro lado, tem bastante desgaste, então definitivamente foi disparado bastante e a corrediça parece ter um engasgo ocasional ao entrar em bateria se você não a puxar bem forte e soltá-la completamente. Uma nova mola de recuo é definitivamente necessária e eu também encomendei a empunhadura de fábrica.
Uma das coisas curiosas sobre ela, no entanto, são suas marcações. A armação é marcada como 'made in Switzerland' com o círculo SIG à frente do gatilho à esquerda. Há um círculo na frente direita da cobertura de poeira, mas se já houve algo ali, é difícil dizer. Acho que é apenas uma marca de molde. O número de série está na parte inferior da cobertura de poeira na localização usual. Nenhuma outra marca. A corrediça é marcada como “Exeter NH” e também é desprovida de qualquer tipo de marca de prova. O cano é marcado Sig Sauer de um lado e 9mm Para do outro e logo abaixo da câmara há um círculo P. É isso. Estou supondo que a armação desta arma foi fabricada na Suíça, enquanto a corrediça e pelo menos algumas, se não todas as peças pequenas, foram feitas aqui nos EUA e montadas na fábrica de Exeter por volta de 2002, talvez 2003. Além da mola temperamental, ela se limpou muito bem e parece estar em muito bom estado.

Então, esta mente curiosa quer saber algumas coisas. Alguém de vocês pode adivinhar, apenas olhando para o cano, quantas rodadas podem ter sido disparadas com ele? Qual o significado do círculo P se não exigimos marcas de prova nos Estados Unidos? E eu já decidi que a empunhadura a laser CT tem que ir, ela funciona muito bem, mas meu dedo atrapalha com tanta frequência quanto não, e isso simplesmente não serve. O último MSRP que vejo para ela é de cerca de US$ 299, não sei há quanto tempo, o que vocês acham que eu deveria pedir? Ainda me faltam quase 60 posts para poder usar o marketplace. Alguém estaria disposto a se desfazer de um carregador P230 de fábrica para ela? Como sempre, qualquer contribuição é muito apreciada, obrigado!

Tom
“Quem morre com mais Sigs vence”
Image

Image

#2 ·
Eu não conseguia dizer muito sobre o número de tiros disparados, porque cada série P que possuí eu se desgastou de forma diferente.

As outras coisas são um pouco mais fáceis de responder. Não acho que tenhamos realmente descoberto a marca "Circle P" com certeza, mas o consenso geral é que é uma marca de prova SIG USA. Embora você esteja correto que não exigimos testes de prova aqui nos EUA, algumas empresas o fazem de qualquer maneira, como Glock e HK em seus modelos produzidos domesticamente (que até têm marcações semelhantes – a letra "P" dentro de uma forma/símbolo).

Com base na fonte do cano ("9mm Para"), eu realmente suporia que o cano foi feito na Alemanha. Novamente, essa é apenas uma suposição baseada em minha própria experiência com a forma como os SIGs dessa época são marcados. Eu não poderia dizer com certeza. O mesmo vale para a corrediça (com base na fonte e nas marcações gerais, eu diria que foi feita aqui nos EUA). O frame foi sem dúvida feito na Suíça e a montagem foi aqui nos EUA.

#3 ·
Sempre tive a impressão de que o círculo P era um cano fabricado nos EUA. Meus canos alemães têm uma marca DE.

#9 ·
Círculo P são canos alemães. Canos alemães não eram marcados com DE até por volta de 2007 ou 2008. Mesmo que a arma não seja "proofed", os canos ainda são proofed, daí o círculo P para mostrar isso.

Canos alemães são fáceis de identificar pelo acabamento e fonte. Se for azulado e tiver a fonte ligeiramente itálica, é alemão. Se for fosfatado/DLC e tiver fonte em bloco, é dos EUA.

O cano do OP é definitivamente feito na Alemanha.
Interessante. É a primeira vez que ouço falar disso. Você pode apontar uma referência confiável para isso? Isso não é um desafio, mas um pedido genuíno para adicionar à minha base de conhecimento. E provavelmente para outros que não sabem desse detalhe.
A razão pela qual digo que a fonte indica que o cano do OP é alemão é que é exatamente a mesma fonte (apenas maior) que a que você encontraria nas antigas armas da Alemanha Ocidental (que é de antes da SIG USA fabricar qualquer coisa). Durante esse período (do final dos anos 1980 ao início dos anos 2000), canos sem fonte itálica apareceram pela primeira vez no P229, que foi a primeira SIG com peças principais feitas nos EUA. É também quando o "Círculo P" começou a aparecer, que eu só vi em SIGs montados nos EUA.

@bblr, embora eu pense que o que você disse é um bom guia em geral, não acho que tudo isso seja tão definitivo. Existem canos azulados (de meados dos anos 2000 ao início dos anos 2010) que nunca vi em nenhum SIG alemão, mas vi em muitos, muitos SIGs dos EUA. Eles têm uma fonte itálica que parece diferente da fonte que (pela lógica acima) presumo ser alemã. No entanto, concordo com você que todos os canos DLC de "fonte em bloco" são dos EUA.

#10 ·
Eu tenho apenas 6 Sig (ou 5 1/3? Dependendo de como você conta uma construção P320 se a única peça Sig for o FCU) e uma coleção muito modesta de pistolas em comparação com muitas pessoas aqui, bem como o fato de que quase todas são de fabricação moderna, tudo o que significa que tenho apenas uma amostra muito limitada para olhar e comparar várias marcas de prova e identidade. Apesar disso, acho isso bastante interessante e a presença ou ausência delas muitas vezes conta uma história, ou pelo menos sugere uma. E, claro, há pessoas por aí que colecionam antiguidades de todas as marcas e descrições. Ou pessoas que trabalham na indústria, como as das várias casas de leilão. E assim por diante.

A MAIORIA, mas não todas, das informações recentes que obtive sobre esta pistola em particular foi de swisswaffen.com: Detalhes da Arma SIG Pro SP2009 (MUITAS e muitas fotos aqui), SIG Sauer Marcas de Prova e Códigos de Data - Real Gun Reviews, e finalmente, sig p210 que lida principalmente com a SIG P210 de fabricação suíça e alemã em detalhes, mas alguns links levam a outras pequenas informações interessantes também, e é uma página muito informativa por si só. (Se você está se perguntando se eu gostaria de ter uma P210 de fabricação suíça um dia desses, você está certo!)

Isso também me deu algumas ideias de tópicos secundários que posso postar mais tarde.

Tom

#11 ·
Eu tenho apenas 6 Sig (ou 5 1/3? Dependendo de como você conta uma construção P320 se a única peça Sig for o FCU) e uma coleção muito modesta de pistolas em comparação com muitas pessoas aqui, bem como o fato de que quase todas são de fabricação moderna, o que significa que tenho apenas uma amostra muito limitada para olhar e comparar várias marcas de prova e identidade. Apesar disso, acho isso bastante interessante e a presença ou ausência delas muitas vezes conta uma história, ou pelo menos sugere uma. E, claro, há pessoas por aí que colecionam antiguidades de todas as marcas e descrições. Ou pessoas que trabalham na indústria, como as das várias casas de leilão. E assim por diante.

A MAIORIA, mas não todas, das informações recentes que obtive sobre esta pistola em particular foram de swisswaffen.com: Detalhes da Arma SIG Pro SP2009 (MUITAS e muitas fotos aqui), SIG Sauer Proof Marks and Date Codes - Real Gun Reviews, e finalmente, sig p210 que lida principalmente com a SIG P210 fabricada na Suíça e na Alemanha em detalhes, mas alguns links levam a outras pequenas coisas interessantes também, e é uma página muito informativa por si só. (Se você está se perguntando se eu gostaria de ter uma P210 fabricada na Suíça um dia desses, você está certo!)

Isso também me deu algumas ideias para tópicos secundários que posso postar mais tarde.

Tom
Eu diria que todos são recursos muito bons. No entanto, embora eu não tenha nada contra Ferrari Steve (pelo contrário), algumas das informações nesse artigo (como as marcações de 1990-1995 “Made in W. Germany”) tendem a ser tomadas como verdade absoluta, mesmo quando não há muita base para isso. Zeleny é um ótimo recurso para P210s e parece ter realmente algumas “informações privilegiadas” sobre vários detalhes técnicos importantes (para mim, de qualquer forma).